Prémios VS 2023: Football and Nutrition for Health vence na Investigação 1494

É a grande novidade dos Prémios Viver Saudável 2023 e está descoberto agora o primeiro vencedor da nova categoria de Investigação. O projeto premiado é Football and Nutrition for Health.

Micaela Morgado, nutricionista e investigadora da Portugal Football School, e autora principal do projeto, referiu: “Estou emocionada. Fico muito feliz por receber este prémio, agradeço a todas as pessoas que acreditaram neste projeto, ligado ao meu Doutoramento. Agradecer também às crianças e aos pais que embarcaram nesta aventura. Foram 12 semanas muito intensas. Foi muito emocionante, mas mais do que a intervenção, foram importantes os anos de preparação. Há falta de apoio a nível nutricional nas escolas, poderíamos fazer mais pela prevenção e pelo combate à obesidade infantil. Com apenas 12 semanas conseguimos fazer a diferença. Se tivermos crianças saudáveis, teremos adultos saudáveis”.

A iniciativa vencedora consiste num projeto multidisciplinar de 12 semanas de intervenção nas escolas aplicado em crianças com idade para frequentar a Escola Primária (entre os 7 e os 10 anos). Assim, foi incluído no currículo escolar a prática de exercício tendo por base a recriação com treinos de futebol, mas ainda com a introdução de noções de nutrição junto dos protagonistas.

Os treinos de futebol consistem em duas sessões de 60 minutos por semana e, do lado nutricional, os ensinamentos tiveram por base seis pontos de saúde e nutrição, semanalmente, durante também uma hora, e através das já referidas 12 semanas.

O este projeto tem ainda como grande objetivo a prevenção e o combate da obesidade infantil e suas comorbilidades, promovendo o conhecimento sobre a alimentação saudável e o aumento da literacia físico-motora. Simultaneamente, caracteriza a microbiota intestinal de crianças com excesso de peso e obesidade, explorando a sua modulação por via da alimentação e da atividade física.

Nesta categoria estava ainda nomeado o projeto Avental Trivalor.

Envie este conteúdo a outra pessoa