ON lança guia de atuação em estabelecimentos de ensino 652

A Ordem dos Nutricionistas (ON) lançou, no passado dia 11 de junho, um guia orientador de “Atuação do nutricionista em estabelecimentos de educação e de ensino”.

O documento tem como objetivos “estabelecer orientações para a intervenção do nutricionista em estabelecimentos de educação e ensino” e “estabelecer linhas de orientação para uniformização de procedimentos nos diferentes eixos de ação do nutricionista em estabelecimentos de educação e ensino”.

Os autores (Bárbara Beleza, Bárbara Camarinha, Catarina Solnado, Helena Ávila, Mariana Barbosa, Mariana Bessa, Tânia Cordeiro e Teresa Rodrigues) partem do pressuposto de que a infância e a adolescência se constituem como “um determinante fundamental para a promoção e manutenção da saúde ao longo de todo o ciclo de vida”, e assim atestam que “nestes períodos se moldam comportamentos e se educam gostos e preferências alimentares”.

Eixos de ação

Em contexto escolar, são vários os desafios com que o nutricionista se depara, “nomeadamente aspetos relacionados com o estabelecimento, o estado nutricional e hábitos alimentares das crianças e alunos, o ambiente escolar e peri-escolar, bem como a comunidade escolar”. Todavia, acrescenta o documento, “a intervenção do nutricionista nestes estabelecimentos deve ter como base uma estratégia integrada e em equipa, definida de acordo com as especificidades dos locais e das funções que o mesmo desempenha”.

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Neste sentido, são apresentados três eixos de ação e respetivos objetivos estratégicos para a atuação deste profissional: saúde nutricional e alimentar (otimizar o estado nutricional das crianças/alunos; incentivar a adoção de melhores hábitos alimentares das crianças/alunos), capacitação e educação alimentar (aumentar a literacia alimentar e capacitar as crianças/alunos para melhores escolhas alimentares; aumentar a literacia alimentar dos encarregados de educação e familiares; capacitar os diferentes intervenientes) e ambiente alimentar escolar (promover um ambiente alimentar adequado; assegurar uma oferta alimentar adequada nas suas diferentes dimensões; garantir o cumprimento das normas e recomendações da oferta alimentar).

Para uma atuação que cumpra os requisitos adequados, são tidos em conta quatro aspetos fundamentais aprofundados no guia: o planeamento, o diagnóstico, a intervenção e ainda a monitorização e avaliação. 

Aceda ao guia orientador de “Atuação do nutricionista em estabelecimentos de educação e de ensino” aqui.