ON: Contratação de 40 nutricionistas para o SNS é «um pequeno passo que fará a diferença» 277

 

 

28 de agosto de 2018

Na sequência da abertura do concurso para a contratação de 40 nutricionistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Alexandra Bento, revela que as «novas contratações farão a diferença não só na prevenção da doença, como também na promoção da saúde», especialmente porque «até ao momento apenas trabalham nos centros de saúde cerca de 100 nutricionistas».

Esta medida, prevista no Orçamento de Estado para 2018, estabelece a integração destes profissionais nos Cuidados de Saúde Primários, segundo informação avançada pela Ordem dos Nutricionistas, em comunicado.

Apesar de a Ordem aplaudir estas novas contratações, a bastonária relembra que no SNS só existe 1/3 dos profissionais necessários para cobrir as necessidades da população.

«O aumento de 40% dos nutricionistas nos cuidados de saúde primários é uma medida muito importante. Mas continua a ser um número aquém das necessidades. Deveremos continuar a olhar para a alimentação como uma importante arma na promoção da saúde dos portugueses», lê-se no mesmo comunicado.

A Ordem dos Nutricionistas espera que no próximo Orçamento de Estado «o Governo assuma uma maior aposta na promoção da saúde através da alimentação, algo que só se consegue com o reforço dos profissionais de saúde e com políticas interministeriais».

Envie este conteúdo a outra pessoa