No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão PronoKal dá dicas de como adicionar sabor às suas refeições sem recorrer ao sal 631

O sal é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, no entanto, quando consumido em excesso pode provocar tensão arterial elevada, aumentar o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais. Recorrer às especiarias é uma boa alternativa para dar sabor às refeições e ainda trazem propriedades benéficas para o organismo.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Hipertensão, a PronoKal deixa algumas dicas de como as utilizar no dia-a-dia:

A curcuma é anti-inflamatória e o seu efeito é potenciado quando combinada com pimenta (um ótimo intensificador de sabor). Pode ser utilizada como tempero de saladas, em sopas ou como condimento em couve-flor assada no forno.

Outra especiaria que acrescenta muito sabor na cozinha é o caril, é um condimento que vem da cozinha asiática e que tem muitas variedades no mercado. Dependendo da mistura de especiarias com que é feito, tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas, entre outras. Pode utilizá-la para temperar alguma carne, como frango ou peru, pois dar-lhe-á um toque especial.

A canela e o cardamomo podem ser nossos aliados nos pratos doces ou mesmo para adicionar a chás de ervas. A canela, que também tem propriedades anti-inflamatórias, assenta na perfeição em alguns alimentos, como o arroz doce, sobremesa de baunilha ou a panquecas. Podem ser também uma boa alternativa aos adoçantes ou ao açúcar.

Quem quiser dar um toque mediterrânico aos seus legumes salteados, pode adicionar cebola ou alho desidratado. Para além do seu sabor intenso e agradável, o alho é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, enquanto a cebola é benéfica para a saúde cardiovascular.

Para quem gosta de um sabor picante, pode adicionar pimento vermelho picante ou qualquer variedade de malagueta moída às suas sopas ou legumes salteados. Pode experimentar ainda noutros alimentos, como carnes, peixes e leguminosas.

As ervas aromáticas, tal como as especiarias, são ingredientes muito populares na cozinha. Não só dão mais sabor aos alimentos, como também são uma parte importante da nossa cultura culinária.

Os orégãos, conhecidos pelo seu potencial anti-inflamatório e digestivo, faz parte da despensa da maioria dos lares. Podemos adicioná-lo a pizzas, saladas, sopas e massas, juntamente com tomate cereja e cogumelos.

A salsa, que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas, também se destaca na nossa cozinha. É um bom intensificador de sabor e pode ser utilizada para temperar legumes salteados, legumes cozidos, carne ou peixe. Pode também utilizá-la para fazer vinagretes e temperar os seus pratos.

Em resumo, tanto as especiarias como as ervas aromáticas são imprescindíveis na cozinha se quisermos adicionar sabor e variedade às nossas refeições de uma forma saudável, evitando desta forma o consumo excessivo de sal.

Envie este conteúdo a outra pessoa