Liliana Sousa convocada a contribuir para o Plano de Emergência para a Saúde 396

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa, foi na passada sexta-feira (10) convocada pelo Ministério da Saúde para contribuir para o Plano de Emergência para a Saúde.

Numa nota publicada no site da ON, refere-se que a bastonária “foi convocada para uma reunião de trabalho, realizada nas instalações dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em Lisboa, com o objetivo de apresentar contributos a contemplar na elaboração do Plano de Emergência para a Saúde, em estruturação pelo novo Executivo”.

“De forma sucinta, e de acordo com o solicitado nesta primeira reunião”, Liliana Sousa apresentou “os problemas e desafios mais emergentes no panorama atual da saúde, do ponto de vista da Nutrição e as medidas emergentes e acionáveis, a concretizar no imediato, como resposta aos desafios identificados”.

A representante dos nutricionistas “elencou três medidas principais que visam colmatar a carência de recursos humanos, aumentar a motivação dos profissionais e permitir a equidade de cuidados nutricionais à população”.

São elas a “contratação imediata de 100 nutricionistas para o SNS, a abertura de um procedimento especial de equiparação ao grau de especialista da carreira de TSS, com vista à regularização dos cerca de 110 nutricionistas que se encontram ainda em condições desiguais de carreira, e o acesso transversal à prescrição de nutrição artificial aos nutricionistas do SNS”.