Jornada pelo mundo da Nutrição 521

A inteligência artificial (IA) continua a ganhar terreno, trazendo novas possibilidades e desafios. O tema esteve em cima da mesa em diversas sessões do XXVI Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), este ano inspirado na máxima “Think outside the box”, que decorreu nos dias 15 e 16 de abril, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto.

Numa delas fez-se uma análise SWOT em direto das forças (S — Strengths), fraquezas (W — Weaknesses), oportunidades (O — Opportunities) e ameaças (T — Threats) da IA aplicada à nutrição.

A sessão contou com a participação de Rui da Silva, nutricionista expert em tecnologia, de Luís Amaro, assessor técnico da ON, de Graça Raimundo, diretora do Serviço de Nutrição e Dietética da nova Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, e de Maria de Lourdes Fernandes, data protection officer da Ordem dos nutricionistas.

Entre as forças, os intervenientes evidenciaram a precisão e personalização, a monitorização e intervenção contínua, a eficiência na análise e gestão de dados, a assistência virtual, o apoio na tomada de decisão. Do lado das fraquezas, apontaram a privacidade e confidencialidade dos dados, o consentimento, a desumanização dos cuidados, as disparidades sociais, a atribuição de responsabilidades em caso de erros ou mau funcionamento, a parcialidade na formação de modelos, a falta de enquadramento legal, o facto de os padrões morais e os direitos humanos terem de ser assegurados. Passando para as oportunidades, destacaram a aceleração da investigação, o financiamento, a experiência do cliente, a inovação nos serviços, a colaboração interdisciplinar, a personalização, a formação académica, a capacidade de diagnóstico, o acesso a cuidados e informação inclusiva. Por fim, nas ameaças, elencaram a autonomia do profissional de saúde e a sua substituição, a intimidade e reserva do cliente, a diminuição da accountability (responsabilização).

“Jornada pelo mundo da Nutrição” é um dos artigos de cobertura da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de julho e agosto, a ser disponibilizada brevemente. Conheça mais especificidades a ter em conta pelo nutricionista nesta temática na sua revista profissional.

Envie este conteúdo a outra pessoa