Investigadores da Universidade do Porto vão avaliar qualidade das escolhas alimentares dos portugueses 296

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto está a recrutar cerca de 400 voluntários, entre os 18 e os 64 anos, para o estudo “VeggieNutri”, que pretende avaliar a qualidade das escolhas alimentares de vegetarianos e não vegetarianos em Portugal.

Coordenados por Elisa Keating, professora da FMUP, os investigadores explicam que, “apesar da tendência para o aumento do vegetarianismo, não existe informação sobre as características e qualidade das dietas vegetarianas no nosso país, sejam elas ovolactovegetarianas, sejam dietas vegan, que são mais estritas”. O objetivo é avaliar e comparar parâmetros nutricionais e metabólicos e a qualidade da dieta de vegetarianos e não vegetarianos.

Pretende-se, assim, “identificar escolhas alimentares inadequadas, que estão associadas a várias doenças, como diabetes e hipertensão, além de constituírem um peso para o sistema nacional de saúde e para o ambiente”, lê-se em comunicado, com Elisa Keating a reforçar que “o presente estudo oferece uma oportunidade única para caracterizar e comparar diferentes grupos populacionais agrupados por comportamento alimentar e fornecer novas evidências que ajudarão a alcançar padrões alimentares mais saudáveis e sustentáveis em Portugal”.

Os voluntários, que só terão de se deslocar uma vez à FMUP e por apenas uma hora aproximadamente, podem ser omnívoros, ovolactovegetarianos ou veganos, devem ser saudáveis (sem doenças crónicas) e ter entre 18 e 64 anos. Serão colhidas amostras de sangue e urina, medida a pressão arterial e feita uma avaliação antropométrica para obter dados como o peso corporal e a percentagem de massa gorda. Os participantes deverão ainda preencher um questionário anónimo e confidencial sobre frequência alimentar e estilo de vida.

As inscrições para ser voluntário(a) neste estudo devem ser feitas online. O recrutamento vai decorrer no Centro de Investigação da FMUP (Rua Doutor Plácido da Costa), no piso 1 térreo. Mais informações podem ser obtidas através do contacto 967 439 407 ou dos emails projetoveggienutri@gmail.com ou comunicacao@med.up.pt.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa