II Congresso da Ordem dos Nutricionistas abre com Ministra da Saúde 0 177

O II Congresso da Ordem dos Nutricionistas realiza-se esta quinta e sexta-feira, com a Ministra da Saúde, Marta Temido na abertura oficial, dia 22 de março. A decorrer na Culturgest, a sessão de abertura está prevista para as 10h30.

Sob o mote “Nutrição – Uma visão global”, o evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Em debate estarão temas como a sustentabilidade alimentar; as funções dos governos nas políticas económicas em nutrição; os ambientes obesogénicos nas áreas urbanas portuguesas, entre muitos outros. Mais de meia centena de oradores falarão para mais de 500 profissionais inscritos, segundo comunicação enviada pela ON.

Entre os nomes fundamentais do setor, ao nível nacional e internacional, destaca-se Marion Nestle, catedrática e ex-diretora do Departamento de Nutrição, Estudos de Alimentação e Saúde Pública na Universidade de Nova Iorque; João Breda, da World Health Organization Regional Office for Europe; Lene Frost Andersen da University of Oslo; Pedro Moreira da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Coosje Dijkstra, Vrije Universiteit Amsterdam, entre outros.

No final dos painéis em discussão será entregue o “Prémio Mérito Jovem Nutricionista”, iniciativa que distingue jovens que se destacam na investigação e empreendedorismo do setor.

No decorrer do Congresso será também debatido o tema da criação da carreira de nutricionista, que a Ordem procura ver desbloqueado. No comunicado recorda-se que atualmente os nutricionistas se encontram distribuídos por três carreiras distintas – Técnico Superior de Saúde; Técnico Superior e Técnico de Diagnóstico e Terapêutica –, situação que a Ordem gostaria de ver alterada para uma carreira única e independente.

Envie este conteúdo a outra pessoa