DGS publica Orientação Terapia Nutricional no doente com covid-19 982

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação sobre a terapia nutricional no doente com covid-19.

Este documento é direcionado a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente na prestação de cuidados aos doentes com covid-19.

O manual tem como intuito realçar a importância da terapia nutricional na abordagem terapêutica dos doentes com o novo coronavírus, e para os doentes críticos.

“O suporte nutricional é uma das componentes essenciais da prestação de cuidados de saúde a todos os doentes internados nas enfermarias (em áreas dedicadas a doentes covid-19) e UCI, podendo reduzir o risco de complicações”, indica o documento.

Este manual indica como proceder na identificação do risco nutricional do doente, na escolha da terapia nutricional, na via de alimentação, nas necessidades energéticas e proteicas, na terapia nutricional e fósforo sérico, na terapia nutricional e hipoxemia, nas orientações para a nutrição entérica na posição em decúbito ventral, e nas orientações para a reorganização dos Serviços de Nutrição das Unidades Hospitalares.

Este documento foi produzido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), como o apoio diversos peritos nesta área, e com o apoio de algumas instituições como a Ordem dos Nutricionistas e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Pode consultar a orientação aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa