Cozinha e comida de escola em Oeiras inspecionadas após intoxicação alimentar 723

29 de Fevereiro de 2016

O delegado de Saúde de Oeiras disse à agência “Lusa” que está a ser feita uma inspeção à cozinha e à comida que terá provocado uma intoxicação alimentar, na sexta-feira, aos alunos da Escola Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide.

Amado Jacinto disse estar no local com outros dois delegados de saúde a recolher amostras de comida e a inspecionar as condições da cozinha. Os resultados a esta investigação só deverão ser conhecidos no sábado.

«Não se pode dizer que a cozinha tenha condições más. À primeira vista são normais, mas vamos ter de esperar pelos resultados, pela avaliação. O processo não demora, talvez amanhã [sábado] já se saiba mais em concreto», acrescentou.

O delegado de saúde adiantou que o almoço servido foi filetes de peixe com arroz de ervilhas e sopa de legumes e que a alimentação é confecionada na própria escola.
Amado Jacinto confirmou tratar-se de uma intoxicação alimentar e que os sintomas conhecidos são, para já, dores de cabeça e vómitos.
“Nem todas as crianças reagem da mesma forma. Algumas almoçaram e não foram afetadas. Varia da sensibilidade de cada criança”, esclareceu.
Vinte e três alunos da Escola Sophia de Mello Breyner – de um total de 43 observadas – foram transportados hoje para hospitais devido a este caso, disse Amado Jacinto.
No local estão meios dos bombeiros – incluindo as corporações de Carnaxide e Algés-, o INEM (com duas ambulâncias), a Direção Geral de Saúde, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica, a PSP, a GNR e a Polícia Municipal.

Envie este conteúdo a outra pessoa