Cabaz alimentar, alimentação coletiva e metabolismo: O último dia do CNA 2023 641

Terminou, na passada sexta-feira (12), o segundo e último dia do XXII Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA) e respetiva versão internacional, organizados pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

Este dia começou mais cedo e às 8h30 da manhã coincidiram dois momentos de partilha de conhecimento. Na Sala do Arquivo, a comunicação foi a palavra de ordem, discutindo-se, em contexto de mesa redonda, a sua efetividade em diversos contextos. Rute Dinis de Sousa, da Nova Medical School, abordou as melhores formas de comunicar com o cliente, ao passo que João Lameiras, do Grupo e Atuação em Psicologia e Performance, desenvolveu a liderança e gestão de performance em equipas.

Uma hora mais tarde, realizaram-se dois simpósios: a importância da qualidade para o Lidl, com o representante da marca, Pedro Franco, e novas perspetivas sobre o cabaz alimentar em Portugal, com Tiago Luís, da WWF Portugal, e Helena Real, da APN. Seguiu-se uma pequena pausa antes de duas das maiores discussões do dia.

CNA 2023: Recaídas no tratamento da obesidade não têm de ser inevitáveis

A mesa redonda sobre exposições alimentares e as doenças metabólicas contou com três participações. Alejandro Santos, da FCNAUP, procurou responder à questão “Existe uma relação entre a ingestão de aminoácidos de cadeia ramificada e doenças metabólicas?”. Já Vânia Magalhães, do ISPUP, abordou a axposição alimentar ao bisfenol A e doença cardiometabólica, e Elisa Keating, da FMUP, fechou o painel com um conjunto de perspetivas relacionadas com o acido fólico e iodo na gravidez.

O metabolismo seria temática de destaque em mais duas ocasiões. Cátia Martins da Universidade do Alabama em Birmingham falou sobre o papel do maior apetite e da adaptação metabólica em relação à perda de peso. Já Mariana Monteiro (ICBAS), Shámila Ismael (NMS-UNL) e Inês Castela (NMS-UNL) abordaram a relação entre a Nutrição e a o metabolismo na prática clínica.

O desenhar da alimentação do futuro, a alimentação coletiva e o envelhecimento saudável foram os temas que fecharam o último dia de trabalhos, com participações de Tim Hogg (ESB-UCP), Deolinda Silva (PortugalFoods), Ondina Afonso (Food Committee at Eurocommerce), Ana Roseira (Eurest), Sandra Carneiro, (Itau) E Cláudia Afonso (FCNAUP).

CNA 2023: A Nutrição ao serviço da sustentabilidade

A conferência de encerramento contou com um ponto de situação relativamente à Nutrição desportiva, com Vítor Hugo Teixeira (FCNAUP) e Pedro Carvalho (ESB-UCP).

Não perca a cobertura completa do CNA na próxima edição da VIVER SAUDÁVEL. Assine aqui a revista da Nutrição e dos Nutricionistas.

Envie este conteúdo a outra pessoa