1.ª Conferência Internacional sobre Alimentação e Gastronomia este mês no Egas Moniz 763

A licenciatura em Gastronomia da Egas Moniz School of Health and Science promove, a 29 e 30 de maio, no Campus Universitário, na Caparica, a 1.ª Conferência Internacional sobre Alimentação e Gastronomia.

Com “investigadores, profissionais e entusiastas de todo o mundo”, o evento quer “discutir as últimas tendências, inovações e desafios nas áreas da ciência alimentar e da gastronomia”, para assim “promover um diálogo entre o meio académico, especialistas da indústria e profissionais da área culinária, explorando temas como sustentabilidade alimentar, nutrição, inovação gastronómica, segurança alimentar e património cultural”.

De acordo com o site oficial da iniciativa, foram convidados “académicos, chefs, nutricionistas, tecnólogos alimentares e estudantes a contribuir com apresentações de investigação e demonstrações práticas, promovendo um intercâmbio dinâmico de conhecimentos e experiências”.

No primeiro dia, destaca-se a sessão “Gastronomy and Nutrition: The challende of finding balance”, com Olívia Pinho, docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, bem como a discussão “Gastronomic Portugal: The rural and the urban”, com a investigadora Olga Cavaleiro (Escolas do Turismo de Portugal) e o fundador da Edições do Gosto, Paulo Amado.

O dia abre com a apresentação e degustação de uma inovação à base de café: “Development & Application of a New Solid Ingredient Based on a Coffee Beverage”, com uma equipa da UCAM (Espanha). A sessão conta com a participação dos investigadores e professores Adella Abellán Guillén, Manuel Hernández Lorca e do chef e professor Pablo Gómez, que irão explorar o processo de desenvolvimento e as potenciais aplicações deste novo ingrediente sólido, numa proposta que cruza ciência, técnica e criatividade gastronómica.

Do mediterrânico ao processado: a dieta portuguesa após a ditadura

O programa conta ainda com intervenções que celebram a diversidade e a identidade da gastronomia portuguesa. Fernando Melo, engenheiro e crítico de alimentação e vinho, abre com a apresentação “Wine in Science”, seguindo-se Edgardo Pacheco, crítico gastronómico, que abordará os desafios do azeite português. Será apresentado e degustado o tradicional Pão de Gimonde, pela CEO Elisabete Ferreira, encerrando o dia com um showcooking intitulado “Da Planície ao Mar”, pelo chef Carlos Afonso, do canal 24 Kitchen.

O segundo dia abre com um showcooking sobre tecnologia e gastronomia a cargo do chef Bruno Rodrigues. Segue-se a apresentação oficial da Licenciatura em Gastronomia da Egas Moniz School of Health and Science, com José João Mendes, Nelson Carvalho. Depois, chef e professor Nuno Diniz conduz uma reflexão sobre o passado gastronómico com a apresentação “Gastronomia: olhar para trás para não cair”, antecedendo o showcooking “Understanding Venison from Field to Plate”, pelo chef José Luís Souto, do Westminster Capital City College.

Durante a tarde, o foco recai sobre os recursos marinhos e a sua importância na gastronomia portuguesa, num painel com showcooking moderado por Ana Margarida Valente e que junta biólogas, chefs e investigadoras. A partir das 15h30, discutem-se a história e evolução da gastronomia com especialistas de várias instituições, e, pelas 16h30, a conferência encerra com um painel dedicado ao Food Design, com intervenientes das áreas da gastronomia, artes e investigação científica.

Saiba mais sobre a 1.ª Conferência Internacional sobre Alimentação e Gastronomia aqui.