VII Feira da Dieta Mediterrânica 0 401

A partir de hoje e até dia 8 de setembro, Tavira recebe a VII Feira da Dieta Mediterrânica, no centro histórico de Tavira.

A dieta mediterrânea é um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

O pão, o azeite e o vinho, constituem a trilogia da cultura alimentar mediterrânica, mas outros produtos possuem igualmente importância relevante.

A Feira da Dieta Mediterrânica está inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, e resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de Dezembro de 2013, na 8ª Conferencia Intergovernamental realizada em Baku no Azerbaijão, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representativa Tavira.

Tavira pretende, com este evento, fomentar a partilha e valorização dos produtos locais da terra e do mar e transmitir conhecimentos sobre alimentação e comportamentos e estilos de vida saudáveis.

O programa do evento inclui uma feira institucional com presença de outros países, de instituições nacionais, regionais e locais, um mercado de produtores, mostras botânicas e de sementes, prevenção da saúde cardiológica e nutricional, jardim mediterrânico, restauração, provas e degustações, petiscos regionais, música, dança e outras artes performativas, exposições e visitas ao património natural e cultural.

A VII Feira da Dieta Mediterrânica é organizada pela Câmara Municipal de Tavira, e tem o apoio do PNPAS – Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Envie este conteúdo a outra pessoa