Um bom uso dos alimentos é fundamental 0 328

A secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Helena Real, numa reportagem no “Jornal de Noticias”, avança que um bom uso dos alimentos é fundamental.

Depois de uma quarentena imposta por causa da pandemia de covid-19, com menos saídas, Helena Real destaca a importância de um planeamento semanal das refeições e da criação de uma lista para, não só comprar tudo o que falta, mas de modo a que se reduza as idas às compras “até a uma vez por mês”.

Mas não é só o planeamento que é necessário. O desperdício do “que deitamos fora” também tem de se ter em conta. Para a nutricionista, reaproveitar “o que deitamos fora” está ao alcance de todos. Há restos de alimentos que são uma refeição e ao cozinhá-los é possível ficar mais tempo sem ir às compras.

Para a secretária-geral da APN “um bom uso dos alimentos é fundamental”.

Para que se evite o desperdício, Helena Real propõe várias dicas. Usar talos e folhas dos produtos hortícolas para engrossar a sopa, utilizar frutas muito maduras para saladas de frutas, compotas e purés, e aproveitar o pão envelhecido para açordas, torradas ou pão ralado, são só algumas das hipóteses.

Reduzir o consumo de produtos de origem animal e aumentar o consumo de mais alimentos de origem vegetal, é outra das recomendações deixadas.

E não esquecer: “se se cozinhar a mais, deve-se aproveitar para a refeição seguinte ou congelar em doses individuais”, conclui a nutricionista.

Envie este conteúdo a outra pessoa