Suplementos vitamínicos em excesso podem aumentar risco de cancro 0 147

30 de Dezembro de 2015

Ingerir suplementos vitamínicos em excesso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e cancro, de acordo com um estudo da Universidade do Colorado, EUA.

«Ainda não sabemos porque é que isto ocorre», explica Tim Byers, «mas existem vários sinais que mostram que as pessoas que tomam vitaminas a mais têm um maior risco de desenvolver cancro», explica o investigador, citado pelo “SOL”, reforçando que este problema só acontece caso se ingira mais vitaminas do que a dose diária recomendada.

O estudo, segundo Byers, começou por analisar os efeitos em animais, passando posteriormente para seres humanos. «Foram analisados milhares de pacientes durante 10 anos», explica.

Para além disso, os cientistas descobriram que o consumo excessivo de suplementos de betacaroteno aumenta o risco de desenvolver cancro do pulmão e doenças cardíacas em 20%. Estes resultados foram apresentados na reunião anual da American Association for Cancer Research.

«Isto não quer dizer que as pessoas devem ter medo de tomar vitaminas e minerais. Se for ingerida a dosagem correta, as vitaminas fazem bem à saúde», explica Byers.

Envie este conteúdo a outra pessoa