Retrospetiva: Os artigos mais lidos em 2025 766

O ano está quase a terminar, pelo que, há semelhança de 2024, é altura de revelarmos os 10 artigos, notícias e reportagens mais lidos ao longo dos últimos 12 meses no portal da VIVER SAUDÁVEL. Com uma novidade: desta vez, retiramos da equação os artigos de opinião, que merecem a sua própria análise individualizada.

Da atividade profissional em contexto hospitalar às especificidades inerentes à Ordem dos Nutricionistas, sem esquecer a Academia e dois dos maiores eventos do ano para o setor (os Prémios VIVER SAUDÁVEL e a VIVER SAUDÁVEL Nutrition Summit & Exhibition), estes foram os 10 artigos mais lidos em 2025.

10.º – Profissão continua a crescer 

São cada vez mais os profissionais de saúde formados em Ciências da Nutrição e em Dietética e Nutrição, o que demonstra a importância desta área de especialização diferenciada para a prevenção da doença e a promoção da saúde. Neste sentido, o Instituto Piaget anunciou a abertura de uma nova licenciatura em Almada e Vila Nova de Gaia. A coordenadora da formação superior em Almada, Jaqueline Fink, falou com a VIVER SAUDÁVEL (VS):

Nova licenciatura em Dietética e Nutrição em Almada e Gaia

9.º – Ensino além-fronteiras 

Seguindo o seu “percurso de internacionalização”, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) decidiu dar um novo passo e criar uma escola de Gestão em Saúde, uma iniciativa a implementar nos próximos quatro anos e que terá ramificações noutros países, nomeadamente no Peru e no Brasil. A CESPU Health Business School vai ficar sedeada em Guimarães, na Aliança Universitária para o Desenvolvimento e Inovação em Saúde (AUDIS), de que a CESPU é uma das fundadoras.

CESPU diversifica ensino na área da saúde: projeta Health Business School, doutoramentos europeus e cursos em áreas emergentes

8.º e 7.º – Prémios VS com voto “popular”

A última edição dos Prémios VS contou com duas novidades: uma nova categoria (“Produto do Ano – Inovação“), com a possibilidade de todos os membros da Ordem dos Nutricionistas votarem nos finalistas. O 8.º lugar desta lista diz respeito à notícia desta nova forma de votar (as categorias de Projeto do Ano são escolhidas por um júri e o/a Nutricionista do Ano é escolhido/a pela VS), ficando o 7.º lugar reservado ao anúncio dos finalistas a este prémio, que haveria de ser atribuído às Tortitas de Grão-de-Bico do Pingo Doce.

Prémios VS 2025: Conheça os finalistas a “Produto do Ano” e vote no seu favorito

6.º – A Cidade da Nutrição

No seu 10.º aniversário, a Revista dos Nutricionistas inovou com a criação da VS Nutrition Summit & Exhibition, um espaço de encontro entre a Nutrição, a Indústria e o Consumidor. Nos dias 26 e 27 de setembro, o Pavilhão 1 da Exponor, em Matosinhos, recebeu a primeira edição deste evento que já tem regresso confirmado para 2026.

Entre na Cidade da Nutrição: Site da VS-NSE já está disponível

5.º – “Movimento pela Verdade”

Em setembro, um movimento anónimo veio solicitar a “intervenção urgente e direta” da ministra da Saúde, perante o que considerou ser um conjunto de “alegadas irregularidades” praticadas pela atual Direção da Ordem dos Nutricionistas. A VS publicou um artigo profundo com declarações exclusivas do “Movimento pela Verdade” e da Direção da Ordem em prol de um maior esclarecimento dos nutricionistas.

“Movimento pela Verdade” aponta irregularidades na Ordem dos Nutricionistas. Direção condena “acusações falsas”

4.º – À segunda foi de vez 

Nem todos os candidatos chegam a finalistas e nem todos os finalistas vencem. Nos Prémios VIVER SAUDÁVEL, um “não” pode ser apenas um primeiro passo para que o “sim” chegue com ainda mais força. Que o digam Duarte Vidinha e Cláudia Nunes, responsáveis por um dos casos mais particulares na história dos Prémios VS.

À segunda, foi de vez: A persistência deu frutos nos Prémios VS

3.º – Provas “em suspenso”

Em outubro, mais de 100 nutricionistas, entre estagiários e efetivos, bem como a Associação Nacional de Estudantes de Nutrição, expressaram “profunda preocupação e desagrado perante a desmarcação das Provas de Habilitação Profissional”, sem que “tenha sido comunicada qualquer nova data, nem apresentada justificação formal”. À VS, a representante dos estudantes, Luísa Dias, falou em “vidas condicionadas”, ao passo que a bastonária Liliana Sousa garantiu “total transparência”. As provas em questão já se terão realizado.

“Em suspenso”: Nutricionistas enviam reclamação à ON perante desmarcação das Provas de Habilitação Profissional

2.º – Alteração do Estatuto da ON 

Antes da queda do primeiro Governo de Luís Montenegro, a ministra da saúde havia admitido à Ordem dos Nutricionistas que o Ministério da Saúde iria seguir uma proposta de alteração do seu Estatuto para pôr fim à obrigatoriedade de um estágio profissional como requisito obrigatório de acesso à profissão. Nove meses e uma eleição legislativa depois, a promessa continua por cumprir, mas uma ronda de reuniões entre a bastonária e os partidos políticos terá aberto a porta para que a decisão se tome no futuro.

Estágios: Ministério da Saúde segue proposta de alteração ao Estatuto da ON

1.º – História no Santa Maria 

A edição de março-abril da Revista VS deu conta de um reforço histórico no maior hospital do país. Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, em Lisboa, contratou um total de 10 nutricionistas em simultâneo. São 41 os nutricionistas que integram esta equipa, o que se traduz numa “excelente notícia”, considerou a diretora do serviço, Patrícia Almeida Nunes. 

Reforço histórico: Serviço de Dietética e Nutrição do Santa Maria contrata 10 nutricionistas