
O Serviço de Dietética e Nutrição (SDN) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, em Lisboa, contratou um total de 10 nutricionistas em simultâneo. Foi o maior reforço na história deste Serviço.
A equipa do SDN é composta por 53 colaboradores: 41 nutricionistas – sete nos cuidados de saúde primários e 34 nos cuidados hospitalares -, 10 técnicos auxiliares de saúde e dois assistentes técnicos. Um número que tem vindo a crescer ao longo dos anos, nomeadamente no passado mês de janeiro com a contratação de um total de 10 nutricionistas em simultâneo, aumentando assim o número de profissionais.
Para Patrícia Almeida Nunes, diretora do SDN, este foi o maior reforço que a equipa já teve, mas que, ainda assim, acarreta desafios. “Embora seja uma excelente notícia, este aumento da equipa veio implicar uma reestruturação a vários níveis, quer nos cuidados de saúde primários quer nos cuidados hospitalares. Por isso, neste momento ainda estamos a reequilibrar as equipas de um lado e do outro”, revelou em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, no âmbito da reportagem sobre o SDN publicada na última edição da revista dos nutricionistas.
Para além de ajudar a fortalecer a resposta dos nutricionistas nos diferentes serviços em que intervêm e também a nível dos cuidados de saúde primários, a entrada dos novos elementos vai ainda permitir à equipa explorar novas áreas de atuação para a nutrição, bem como dedicar mais tempo à investigação científica, uma área que Patrícia Almeida Nunes considera “fundamental”.
Reportagem completa em papel
Patrícia Almeida Nunes abriu-nos as portas do Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santa Maria e assegurou que o papel do nutricionista é cada vez mais reconhecido naquela que é uma das ULS do país que integra mais profissionais de nutrição.
Nutrição na prisão, ciclismo e ULS de Santa Maria na edição #94 da VIVER SAUDÁVEL
Apesar de toda a dinâmica e objetivos alcançados, a diretora quer continuar a inovar e a fazer crescer a equipa de forma a manter a prestação de cuidados nutricionais adequados e de excelência aos utentes.
“Garantir cuidados nutricionais adequados e de excelência” é a reportagem da última edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de março e abril, já em circulação.