ON reúne-se com Secretária de Estado da Promoção da Saúde 592

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Alexandra Bento, e a presidente do Conselho Jurisdicional, Graça Raimundo, reuniram-se na passada quarta-feira, dia 9 de novembro, com a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares. Foram apresentadas propostas para o reforço da presença de nutricionistas no SNS.

No seu site, a Ordem explica que entre os temas debatidos estiveram a “prestação e qualidade dos cuidados de nutrição no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a promoção da saúde através da alimentação”. Foram também apresentadas “propostas concretas que [a ON] gostaria de ver postas em prática no decorrer desta legislatura”.

Destacam-se o adequar do “número de nutricionistas por utentes no SNS e demais estruturas de saúde pública, que a Ordem reconhece serem claramente insuficientes”; a implementação da “identificação do risco nutricional nos cuidados de saúde primários, de forma a uma célere identificação de situações de risco para que possa haver uma intervenção nutricional atempada”; e intensificação das “medidas de promoção da alimentação saudável e sustentável, com melhoria da disponibilidade alimentar e de literacia alimentar da população, exigindo um diagnóstico da situação alimentar nacional, bem como da segurança alimentar e nutricional”.

A ON informa ainda que “propôs a abertura de procedimento para concessão de equiparação ao estágio da carreira dos técnicos superiores de saúde; a publicação de legislação que proceda à transição para a carreira de Técnico Superior de Saúde dos nutricionistas trabalhadores do SNS integrados na carreira de Técnico Superior e Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e a abertura de novos procedimentos concursais para admissão ao estágio de especialidade com vista à obtenção do grau de especialista do ramo de nutrição”;

Finalmente, “a criação da carreira especial de nutricionista, o acesso dos nutricionistas ao Registo de Saúde Eletrónico e a implementação de Bilhete de Identidade de indicadores de monitorização e contratualização na área da nutrição no SNS foram medidas propostas à Secretária de Estado da Promoção da Saúde”.

Recorde-se que a tutela da ON pertence a Margarida Tavares e não a Manuel Pizarro, ministro da Saúde, para evitar potenciais conflitos de interesse com a associação chefiada por Alexandra Bento, com quem é casado.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa