Ordem integra grupo consultivo do projeto “Patient-Reported Indicator Surveys” 643

A Ordem dos Nutricionistas (ON) anunciou a sua integração no projeto internacional Patient-Reported Indicator Surveys (PaRIS), desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A iniciativa, “promovida no nosso país pela Direção-Geral da Saúde, que tem como propósito recolher depoimentos de utentes que tenham contactado com o Serviço Nacional de Saúde e, no seguimento dos resultados auferidos, melhorar os cuidados prestados aos cidadãos”, informa a ON no seu site.

Neste sentido, o projeto compara “diferentes sistemas de saúde internacionais no sentido de aperfeiçoar os cuidados de saúde prestados nos diversos países que integram o projeto e centrá-los nos seus utentes”. Procura ainda “desenvolver, padronizar e implementar uma nova geração de indicadores para medição de resultados em cuidados de saúde primários, possibilitando a sua comparabilidade entre os países integrantes do projeto”, lê-se.

O PaRIS, que executa uma pesquisa internacional de pessoas que vivem em condições crónicas, é o “primeiro do género a avaliar os resultados e as experiências de pacientes atendidos nos cuidados primários em todos os países”, informa a OCDE no site da iniciativa. O seu objetivo passa por “preencher uma lacuna crítica na atenção primária da saúde, perguntando sobre aspetos como o acesso a cuidados de saúde e tempos de espera, bem como qualidade de vida, dor, funcionamento físico e bem-estar psicológico”.

Com esta ferramenta, é possível ajudar decisores políticos, (“por terem melhores informações sobre onde concentrar os esforços de melhoria da qualidade e priorizar os gastos”), os pacientes, (dando a sua opinião sobre os seus resultados e experiências”, e os profissionais de saúde (“que entendem melhor a qualidade dos cuidados que prestam”).

Saiba mais aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa