NUTRI SESSIONS: Nutricionistas e Indústria devem fazer caminho em conjunto 834

A revista VIVER SAUDÁVEL organizou esta quinta-feira, dia 13 de maio, a segunda edição das NUTRI SESSIONS, em formato webinar, com o tema “(R)Evolução Industrial: Oportunidades para os nutricionistas”. Perante uma audiência de 457, nutricionistas e estudantes de Ciências da Nutrição, Célia Craveiro (Presidente APN), Rodrigo Abreu (Managing Partner na Rodrigo Abreu & Associados) e Raquel Conceição (Gestora de Produto Nutrição Entérica na Fresenius Kabi) trouxeram a visão de quem trabalha na e com a indústria.

Rodrigo Abreu defendeu que os nutricionistas devem ser «uma voz crítica, seja dentro das organizações, seja fora», até porque, garante, as empresas «querem ser melhores, querem ser relevantes para os seus consumidores, querem ter uma oferta diferenciada. E é isso, precisamente, que os nutricionistas podem fazer».

Raquel Conceição falou sobre o papel do nutricionista no Desenvolvimento e Reformulação de Produtos, mais especificamente na área da Nutrição Clínica. «Gostaria que mais nutricionistas se juntassem à indústria e que entendessem que o nosso papel na indústria farmacêutica é muito relevante», afirmou.

Coube a Célia Craveiro a apresentação sobre Segurança Alimentar. «Da produção até ao consumo, a segurança alimentar é realmente uma responsabilidade partilhada. E essa responsabilidade também recai sobre os nutricionistas, independentemente da sua área de atuação», declarou.

No painel de debate, Pedro Queiroz, diretor geral da FIPA, vincou que «quem tiver hoje a ideia de que a indústria ainda é o “mau da fita”, já está um bocadinho fora de jogo».

Paula Matos Mechling, Marketing e Trade Marketing Manager da Lactalis Portugal, afirmou o valor dos nutricionistas para a indústria, dentro ou fora das empresas. «O nutricionista é uma fonte de informação, é alguém que tem um contacto privilegiado com o consumidor. O nutricionista consegue perceber quais é que são as necessidades, as motivações profundas do consumidor e quais são seus os constrangimentos».

«Nós necessitamos de mais nutricionistas. Necessitamos deles no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nos hospitais, nos centros de saúde, e necessitamos de mais nutricionistas também na indústria», afirmou João Serra, Sales & Marketing Director Portugal da Fresenius Kabi. «Oportunidades para os nutricionistas na indústria, há muitas e boas. E em alguns casos particularmente bem remuneradas», concluiu.

Esta edição das NUTRI SESSIONS foi uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, com o patrocínio PRÉSIDENT e FRESENIUS KABI, e contou com o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) e da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, FARMÁCIA CLÍNICA, o Portal VS e a VSNEWS foram os media partners deste evento.

Envie este conteúdo a outra pessoa