Ministro diz ter anulado o Nutri-Score por prejudicar o azeite 773

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, explicou hoje, no Luxemburgo, ter anulado o despacho sobre a rotulagem ‘Nutri-Score’ em Portugal por prejudicar alimentos como o azeite face a refrigerantes com adoçantes.

“É um disparate colocar o azeite numa situação de maior perigo para a saúde do que algumas bebidas”, referiu o ministro, em declarações aos jornalistas, citado pela Lusa, sublinhando que Portugal defende um sistema harmonizado para os rótulos na União Europeia (UE).

José Manuel Fernandes referiu, à margem do Conselho de ministros da Agricultura e das Pescas da UE, que a decisão defende o interesse a as especificidades de Portugal.

No dia 11, o Governo anulou o despacho vigente sobre a rotulagem Nutri-Score, por considerar que este diploma é ilegal e avalia incorretamente os perfis nutricionais.

Governo publica portaria que anula diploma sobre Nutri-Score

 

Segundo uma nota de imprensa, após um estudo que testou em alimentos o algoritmo no qual se baseia o sistema de rotulagem simplificada ‘Nutri-Score’, se levantaram reservas, pois “os resultados não eram consistentes com as recomendações dietéticas”.

A portaria assinala que este sistema “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”.

Envie este conteúdo a outra pessoa