Madeira: Novo Portal da Nutrição promete ganhos clínicos 541

A equipa de nutricionistas dos Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) contará com um portal inovador, criado internamente e ajustado às necessidades locais.

Brevemente, vai ser lançado o Portal da Nutrição, “desenhado por nós”, avança Bruno Sousa, diretor do Serviço de Nutrição da Região Autónoma da Madeira (RAM). “Existe um programa informático ao nível do Continente, mas, na RAM, em colaboração com o Serviço Informática do SESARAM, criámos o nosso próprio sistema informático, com as ferramentas que necessitamos e adaptado à nossa realidade”.

Este passo “demorou algum tempo”, explica, para reforçar que, mesmo assim, “é extremamente importante para a qualidade da nossa intervenção e irá ajudar muito na nossa atividade clínica”.

Portal inovador é ajustado às necessidades locais. Créditos: E.M./ SESARAM

As ações de formação dos nutricionistas já estão em curso. “Queremos evoluir não só do ponto de vista técnico, mas também tecnológico. Consideramos o Portal da Nutrição uma mais-valia e estamos todos extremamente motivados. Aliás, já criámos uma equipa para desenvolver informações úteis para os doentes com patologias específicas”, continua o responsável.

“Pretendemos ser um serviço de excelência e queremos caminhar para lá, para poder prestar melhores cuidados aos nossos utentes”, acrescenta Bruno Sousa, que aponta igualmente o investimento do Serviço de Nutrição “em equipamentos novos”. Por exemplo, “material de antropometria, equipamentos de avaliação da composição corporal, novas balanças – para, por exemplo, doentes acamados – e dinamómetros, fundamentais para a nossa intervenção no dia-a-dia”.

Lisboa, Capital da Nutrição 2026

As novas formas de comunicação com a população são mais uma aposta da equipa. “Nas redes sociais do SESARAM, a Nutrição tem estado muito presente”, afirma o responsável, adiantando que, através do Serviço Regional de Saúde, têm “um contacto mais próximo com os utentes através da app do SESARAM, que vai incluir a Nutrição”.

Rácios muito positivos

Em termos de rácios, a Região Autónoma da Madeira “tem uma situação mais favorável em comparação com o Continente”.

Madeira foi pioneira na contratação de nutricionistas

Aqui, além da consulta de Nutrição, os profissionais “privilegiam muito o trabalho junto da comunidade, no sentido de promover a literacia alimentar junto da população”. Nos hospitais, a sua ação incide não só no internamento, mas também nas consultas externas.