
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) abriu um procedimento concursal na categoria de técnico superior para o exercício de funções no Departamento de Alimentação e Nutrição.
O Aviso (extrato) n.º 6813/2025/2, publicado esta quinta-feira em Diário da República, estipula o “procedimento concursal comum para o preenchimento de um posto de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior para o exercício de funções no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”.
De acordo com o aviso, o procedimento encontra-se aberto pelo período de 10 dias úteis, a contar da data da publicação integral do aviso de abertura na Bolsa de Emprego Público. Trata-se de um “posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, do mapa de pessoal do INSA na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado”.
Os candidatos devem ter como uma licenciatura numa destas áreas: “saúde, ciências e tecnologias, ou afins”.
As funções associadas passam por “realizar análises de parâmetros químicos (contaminantes e micronutrientes) em matrizes alimentares e biológicas por Espectrometria de Massa Acoplada a Plasma Indutivo (ICP-MS); receber as amostras e proceder ao seu armazenamento; verificar as condições ambientais do Laboratório, assim como a operacionalidade do equipamento, necessárias à realização dos ensaios; receber, verificar e preparar reagentes, material e equipamento necessários à realização dos ensaios; e manter atualizado o arquivo de certificados de qualidade e fichas técnicas do material e reagentes”.
Nutrição na prisão, ciclismo e ULS de Santa Maria na edição #94 da VIVER SAUDÁVEL
Será ainda importante “participar em ensaios de comparação interlaboratorial (controlo de qualidade externo); assegurar os registos e a rastreabilidade dos ensaios realizados; analisar e validar os resultados analíticos; manter e assegurar a organização do Laboratório; participar em grupos de trabalho ou comissões técnico-científicas especializadas e em júris de concurso; e participar na gestão, aprovisionamento, aquisição e manutenção dos materiais e equipamentos com que trabalha”.
Finalmente, o candidato deve “participar em projetos de investigação; assegurar a realização de ações de formação, orientação de estágios e organização/acompanhamento de visitas de estudo na sua área de trabalho; e outras tarefas no âmbito das competências do Departamento de Alimentação e Nutrição”.
Saiba mais sobre o procedimento concursal aqui.