Inovação agro-alimentar: Tira que liberta cafeína vence prémio da Católica 837


22 de fevereiro de 2018

Uma tira que se dissolve na boca e liberta cafeína gradualmente foi este o projeto vencedor do concurso Biotech de inovação agro-alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto.

OraLeaf é o nome deste novo produto energético criado por Pedro Castro e pela sua equipa que, ao libertar a cafeína de forma controlada, permite aos consumidores um melhor rendimento ao longo do dia, durante mais tempo.

Quando tomamos café, explica Pedro ao “P3”, a cafeína ingerida é «absorvida rapidamente», o que vai levar a «que as pessoas se sintam nervosas, stressadas, com problemas gastrointestinais, com tremores, etc.». No âmbito do seu doutoramento em Biotecnologia, decidiu, então, melhorar este processo, concretizando o projeto que tinha idealizado na licenciatura em Ciências Farmacêuticas.
 
Juntamente com as investigadoras Patrícia Baptista e Ana Raquel Madureira e com os professores Manuela Pintado e Bruno Sarmento, do i3S, desenvolveu este mecanismo que faz com que a cafeína seja libertada de uma forma não convencional.
 
O investigador espera poder implementar o projeto, estando contudo dependente de investimento, cuja angariação poderá não ser simples visto que os produtos energéticos já «têm muita concorrência».

Envie este conteúdo a outra pessoa