Ingestão diária de batatas aumenta risco de diabetes 0 89

30 de Dezembro de 2015

Comer batata todos os dias pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 33%. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores do Osaka Center for Cancer and Cardiovascular Disease Prevention.

A investigação revelou ainda que ingerir este alimento duas a quatro vezes por semana também pode aumentar o risco de sofrer desta doença em 7%.

Os investigadores sugerem que substituir três porções de batata por grãos integrais – como arroz integral, quinoa, milho ou trigo – pode diminuir o risco de sofrer de diabetes tipo 2 em 12%.

As batatas fritas são o principal responsável por este aumento, comparativamente com outras formas de comer a batata – como assada, cozida ou em puré.

O investigador que liderou este estudo, Isao Muraki, disse ao “Health Daily” que «apesar de as batatas serem consideradas um vegetal em alguns países, elas não devem ser incluídas nos componentes chave de uma dieta saudável», devendo ser vistas como um hidrato de carbono refinado, destaca o investigador, citado pelo “Notícias ao Minuto”.

Envie este conteúdo a outra pessoa