Guia eleitoral: O futuro da Ordem dos Nutricionistas começa hoje 974

Realiza-se este sábado a eleição da próxima bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), bem como do novo Conselho Jurisdicional e dos 40 conselheiros representativos do país que compõem o Conselho Geral.

As mesas de voto, espalhadas pelo país, começaram a receber os associados às 11h e assim continuam até às 16h. São sete os círculos eleitorais disponíveis em território nacional: Norte (sede da ON, Porto), Centro (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), Lisboa (Hospital Santa Maria), Alentejo (Hospital do Espírito Santo, Évora), Algarve (Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Faro) , Região Autónoma da Madeira (Hospital Dr. Nélio Mendonça, Funchal) e Região Autónoma dos Açores (Hospital do Divino Espírito Santo, Ponta Delgada).

Vão a votos duas listas, encabeçadas por Bárbara Beleza, atual presidente do Conselho Geral da ON, professora auxiliar convidada e também coordenadora dos serviços académicos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e Liliana Sousa, nutricionista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Nos últimos meses, VIVER SAUDÁVEL acompanhou o percurso eleitoral, e realizou duas grandes entrevistas às candidatas. Primeiro, os leitores ficaram a conhecer Bárbara Beleza, bem como a sua Lista A, e mais tarde, após a divulgação dos programas eleitorais, puderam compreender aquilo que defende para quatro anos na ON.

O mesmo aconteceu com Liliana Sousa. Num primeiro plano, os leitores foram apresentados à nutricionista e conheceram os nomes que representam a Lista B. Mais tarde, aquando da publicação o seu programa de ação, puderam evidenciar a sua visão para uma ON após três mandatos de Alexandra Bento.

Na passada quinta-feira, ambas se dirigiram aos nutricionistas através dos holofotes da VIVER SAUDÁVEL para uma última palavra antes do grande dia. Bárbara Beleza garante que consigo “não há dogmas, mas há muitas certezas”, ao passo que Liliana Sousa assegura querer contribuir para “um futuro renovado”.

Mas engane-se quem vê na bastonária a mudança perante a história, à data única, de Alexandra Bento. Toda a ON vai mudar, por isso saiba mais sobre as competências e características da bastonária, da Direção e do Conselho Fiscal, assim como a importância do Conselho Geral e do Conselho Jurisdicional.

Rodrigo Abreu, cronista da VIVER SAUDÁVEL, escreveu no passado dia 9 de outubro que “após 12 anos de Ordem dos Nutricionistas, o crescimento da profissão e os desafios que enfrentam as Ordens, exigirá ainda mais do que aquilo que já feito”. E lembra: “quando não votamos, estamos a deixar que sejam outros a decidir por nós”.

Envie este conteúdo a outra pessoa