GS1 Portugal e INSA assinam parceria na área da composição de alimentos 349

A GS1 Portugal e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinaram um Memorando de Entendimento para a partilha de informação de produtos alimentares e potencial interligação da Base de Dados da Composição de Alimentos do INSA/PortFIR com a Plataforma GDSN/Sync PT.

Esta parceria é coordenada pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, o PortFIR – Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar, que tem como objetivo a implementação de redes nacionais de conhecimento e partilha de dados nas áreas da nutrição e segurança alimentar, integrando um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição de Alimentos (engloba a Tabela da Composição de Alimentos), Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.

Este acordo vai permitir a disponibilização de informação sobre produtos alimentares no mercado português, no que se refere aos dados nutricionais, a consumidores, profissionais de saúde, produtores e distribuidores.

Não só vai originar a expansão da Base de Dados da Composição de Alimentos e de criar mecanismos de eficiência entre elos da cadeia do produto, mas vai reforçar também a capacidade de consulta e monitorização das características nutricionais dos alimentos, possibilitando a produção de dados e estatísticas, bem como a difusão de informações importantes para a prevenção e promoção da saúde da população.

Para além disso, este memorando permite também a colaboração das duas entidades na realização de ações de formação e partilha de conhecimentos.

Envie este conteúdo a outra pessoa