Extração e conservação corretas de leite materno fundamentais para manter qualidade 0 126

As qualidades do leite materno mantêm-se aquando necessidade da sua extração, desde que seja retirado e conservado seguindo os procedimentos recomendados, ainda que o mais vantajoso seja a amamentação direta, diz a nutricionista Helena Canário.

«Dar em tempo real será sempre mais ajustado”, defende a nutricionista que explica que o leite materno é dinâmico e se adequa às necessidades do bebé. «Quando retira e está algum tempo sem dar, corre o risco de estar a dar um leite que não está tão ajustado às necessidades do bebé, mas [se não houver a possibilidade de amamentar diretamente] é sempre positivo fazer isso», esclarece à rádio “TSF”.

No caso da segunda opção, Helena Canário informa que «lavar bem a maminha, retirar o leite para um recipiente esterilizado, conservá-lo no frio, ou congelar» são cuidados fundamentais para garantir a qualidade do leite. Refere também que o processo de descongelação deve ser feito corretamente. «Descongelar de forma adequada, tirando para a área do frigorífico, deixando descongelar bem para dar ao bebé. (…) É sempre uma alternativa para as mães que vão trabalhar, que têm ainda uma grande quantidade de leite e, portanto, seria uma pena limitar essa doação ao seu próprio filho», faz notar.

Helena Canário salienta que o leite materno é um bem da natureza que, além de ter uma composição nutritiva muito rica, é constituído por substâncias que protegem o bebé.

Envie este conteúdo a outra pessoa