Covid-19: “Sentimento de uma oportunidade perdida para a nossa classe” 443

Num artigo publicado no site Pensar Nutrição e intitulado “Balanços reais de um ano de Covid-19”, os nutricionistas Pedro Graça e Maria João Gregório sublinham: “Na nossa profissão ficamos com o sentimento de uma oportunidade perdida para a nossa classe.”

Os nutricionistas, explicam: “No meio desta enorme crise de saúde pública, onde os mais atingidos foram claramente os cidadãos mais ‘desregulados nutricionalmente’, permitam-nos o simplismo. Não foi visível o ganho que poderíamos ter tido em colocar os nutricionistas na linha da frente ou o ganho daqueles que estiveram efetivamente. Por exemplo, a melhoria da regulação energética, o controlo salino ou a regulação glicémica, objetivos concretizáveis, na maior parte das vezes através de intervenção alimentar, poderia ter sido um contributo essencial dos nutricionistas para mitigar esta crise, tanto mais quanto assim se conseguiria reduzir concomitantemente dias de internamento e obter melhores prognósticos nos doentes internados por COVID-19. A intervenção nutricional nos cuidados intensivos ou nos cuidados pós-alta hospitalar mereceriam também muitas páginas de reflexão. E muito mais poderíamos ter feito se estivéssemos estado mais presentes ou mais visíveis.”

No entanto, Pedro Graça e Maria João Gregório garantem: “Apesar desta situação atual, acreditamos muito no futuro. Existe um enorme espaço para a continuada afirmação da profissão.”

Envie este conteúdo a outra pessoa