Covid-19: Resultados de autotestes já podem ser comunicados na plataforma eletrónica 1695

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou que os resultados dos autotestes ao vírus SARS-CoV-2, que eram comunicados através da Linha SNS24, já podem ser todos reportados numa plataforma eletrónica, através de formulário próprio.

Esta plataforma foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Em comunicado divulgado, o INSA refere que a partir de agora, todos os resultados dos testes rápidos de antigénio, os positivos e os inconclusivos, realizados pelos cidadãos passam a ser comunicados às autoridades de saúde.

“A notificação destes resultados é importante para monitorizar a atividade nacional de testagem. Os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24”, indica a nota.

A nova plataforma permitirá “perceber se um utente com resultado positivo ligou para o SNS24 nas 12 horas seguintes ao reporte. Em caso de ausência de reporte, será enviada uma SMS a solicitar esse contacto”, explica o comunicado.

Qualquer resultado positivo ou inconclusivo em pessoa assintomática, que não tenha tido contacto com um caso confirmado nos últimos 14 dias, deve levar a um teste de confirmação, por RT-PCR, “desde que o indivíduo não tenha tido infeção por SARS-CoV-2 confirmada laboratorialmente nos 90 dias anteriores”.

Pode aceder ao formulário eletrónico aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa