Chá e café podem diminuir risco de AVC e demência 831

Um estudo, da Tianjin Medical University, revelou que beber café ou chá pode estar relacionado com um menor risco de AVC e demência.

O trabalho, denominado por “Consumption of coffee and tea and risk of developing stroke, dementia, and poststroke dementia: A cohort study in the UK Biobank”, é da autoria de Yuan Zhang, Hongxi Yang, Shu Li, Wei-Dong Li e Yaogang Wang.

A pesquisa acompanhou, por mais de uma década, 365.000 pessoas com idades entre 50 e 74 anos, participantes do programa UK Biobank.

Durante o período da pesquisa, 5.079 deles desenvolveram demência e 10.053 tiveram pelo menos um derrame.

Depois de analisados os dados, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam de duas a três chávenas de café ou de três a cinco chávenas de chá por dia, ou uma combinação de quatro a seis chávenas de café e chá, tinham um menor risco de derrame ou demência.

Os que beberam duas a três chávenas de café e duas a três chávenas de chá por dia tiveram um risco menor (32%) de derrame e de demência (28%), em comparação com aquelas que não bebiam chá ou café.

A pesquisa sugere que o consumo moderado de café e chá separadamente ou em combinação estava associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência.

Contudo, os cientistas alertam para o fato de que o UK Biobank reflete uma amostra relativamente saudável em relação à população em geral, o que poderia restringir a capacidade de generalizar essas associações.

Embora seja possível que o café e o chá possam proteger contra derrames, demência e demência pós-derrame, os pesquisadores dizem que a causalidade não pode ser concluída a partir das associações.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa