Bárbara Beleza apresentou candidatura: “Somos nutricionistas. Nunca somos únicos, sozinhos” 1885

Bárbara Beleza, candidata ao lugar de Bastonária da Ordem dos Nutricionistas pela Lista A, promoveu a sessão de apresentação pública da candidatura no passado dia 1 de setembro, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). A Viver Saudável esteve presente no evento, que contou ainda, além de familiares da nutricionista, com a presença de figuras como a atual Bastonária, Alexandra Bento, Célia Craveiro e Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição, a presidente da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição, Leonor Quelhas Pinto e o subdiretor da FCNAUP, Duarte Torres.

O programa contava com a intervenção de cinco membros da lista, sendo que a abertura esteve a cargo de Maria Daniel Vaz de Almeida, Presidente da Comissão de Honra, que passou imediatamente a palavra a Beatriz Teixeira, Líder dos Mandatários da Juventude. A nutricionista começou por expressar o “apoio e entusiasmo” que sentia perante uma lista que “reflete não apenas a vitalidade da juventude, mas também a visão elevada e as medidas concretas para o futuro da profissão”.

Entre outras questões, Beatriz Teixeira destacou “a alteração do modelo de funcionamento dos estágios”, tendo em vista que os “estágios profissionais se tornem realmente no primeiro emprego dos jovens”. “Tentamos e tentamos e não encontramos o emprego que tínhamos pelo menos idealizado quando começámos este percurso. Reconhecemos ainda a insuficiente representação da profissão nas mais diversas áreas de atuação e a necessidade premente de mudança. A Lista A está ciente de tudo isto e lutará por uma maior contratação de nutricionistas, bem como pela dignidade das suas carreiras, desde a esfera da nutrição clínica, à alimentação coletiva e restauração, à gestão, ao desporto, à indústria, à saúde pública e à investigação”, referiu ainda.

Em seguida usou da palavra Pedro Moreira, candidato a presidente do Conselho Fiscal, que lembrou que “vivemos de momento esta coisa terrível que é a informação que é falsa”. “Acho que é uma grande ameaça para a nossa geração e que temos que ter muito cuidado para que isso não motive a má prática. Temos que pegar na boa ciência, fazer a sua translação correta para a prática e para a sua utilidade no trabalho. De maneira que, por um lado, isto é uma das ameaças, por outro lado, temos toda a capacidade, e eu aqui falo também com conhecimento de causa, porque como antigo diretor da faculdade, sei bem daqui o que estou a dizer, a grande sagacidade, inteligência, iniciativa e empenho, e sobretudo integridade. Porque hoje em dia vale muito pouco ser inteligente e ter muito empenho e não ser íntegro. Aliás, se calhar vale mais até ser íntegro e não ser nada inteligente. A Bárbara trabalhou com três direções diferentes áreas da faculdade e a faculdade, ainda assim, é a maior instituição de formação na nossa profissão”, destacou.

Vítor Hugo Teixeira, candidato ao Conselho Geral pelo Círculo Eleitoral do Norte falou a seguir e começou por referir que, na Ordem dos Nutricionistas, é importante que “os membros sintam que são ouvidos e que não existe apenas uma pequena cúpula que dialoga entre si”. “É muito importante que o bastonário seja o representante daquilo que é a fé ética dos colegas e a transparência. Eu revejo-me na equipa criada, que é muito competente. Agradeço a responsabilidade que me foi endereçada”, declarou.

Bárbara Beleza: Projetar o futuro, respeitando o passado

Sem poder marcar presença, Conceição Calhau, Mandatária da Lista, participou à distância e começou por afirmar que vê na Lista A e na candidatura de Bárbara Beleza “um caminho” que tem como alguns focos “a sociedade, os alunos e sobretudo, claramente, a medicina e a alimentação”. “É uma oportunidade e nós devemos saber apoiar esta oportunidade, sem nos desviarmos e sem ficarmos distraídos”, alertou, acrescentando a importância da “união da classe” e da necessidade de resolver as situações “dentro de portas”. “Dou o meu apoio total a esta equipa. Reconheço que existem na direção elementos importantíssimos, com provas dadas em diversas áreas”, finalizou.

Bárbara Beleza teve a seu cargo a intervenção final da sessão e iniciou dizendo que se tratava de um dia de um “simbolismo imenso” e ainda um “momento que marca mais uma etapa da afirmação e construção da identidade” da lista e equipa que lidera. “Somos nutricionistas. Nunca somos únicos, sozinhos. É um momento profundamente marcante para mim e sei que posso dizer que é para toda a equipa. Não posso, nem quero esconder, que é ainda mais sublime podermos estar aqui, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a minha escola de formação académica, a minha morada profissional e também emocional, há mais de 15 anos, onde sei que posso contar com tantos e bons colegas e amigos”, frisou.

Falando num “estado de inquietação permanente, mas uma inquietação boa, porque conduz sempre a mais”, Bárbara Beleza destacou que a equipa foi “planeada sem pressas”, porque é “necessária ponderação para um caminho como este”. “As escolhas, foram, sublinho e repito, muito ponderadas, para termos hoje a certeza maior. A certeza de uma equipa plural, representativa das diferentes das áreas e setores de atuação dos nutricionistas. Uma equipa que engloba os mais jovens e os mais experientes, sempre com provadas dadas, desde a sua vasta formação académica”, acrescentou a candidata.

E prosseguiu: “É grande o meu orgulho nesta equipa, tão grande que quase se sobrepõe ao peso da responsabilidade que comporto em liderá-la. Foi com humildade confiante que me propus a abraçar esta causa, com sentido de missão. Foi com as chamadas boas dores de crescimento, com muita reflexão, num percurso construtivo de visão sustentada em diferentes experiências, contextos formais e informais, estudo e aprendizagem constantes, empenho e compromisso e amor à camisola”.

Disse ainda que a equipa está “ciente do desafio que tem mãos e está empenhada em dar resposta aos mais de 300 diplomados por ano, que querem encontrar apoio na admissão à sua trajetória profissional”. “Fá-lo-emos, alicerçando o exercício da profissão e assegurando que todos terão as devidas condições para iniciar o seu percurso profissional, para serem o que desejam: nutricionistas”, destacou.

“Queremos mais dignidade. Pugnaremos junto do Ministério da Saúde pela criação da carreira especial de nutricionista, uma carreira especial no Serviço Nacional de Saúde, uma carreira em que assimetrias não podem ter lugar. A mesma profissão não pode estar em três carreiras distintas. E com esta criação da carreira, assumimos que terminarão as injustas assimetrias que atualmente assistimos. Em simultâneo, trabalharemos para a abertura de um regime extraordinário de equiparação ao grau de especialista da carreira, através do reconhecimento da sua experiência profissional”, garantiu.

“Mas não deixamos para trás a importância da carreira, noutras áreas de atuação e noutros setores. A este respeito, queremos trabalhar para a criação da categoria de nutricionista nos contratos coletivos de trabalho no setor da restauração e bebidas e restauração coletiva. Atualmente os nutricionistas estão enquadrados como técnicos de nutrição e ora considerando a crescente responsabilidade e diferenciação dos colegas que exercem neste setor, reveste-se de grande necessidade definir o seu perfil profissional e o seu conteúdo funcional. De igual modo, propomo-nos a potenciar a empregabilidade com diversas medidas”, acrescentou.

E que medidas são essas? “Aquelas que potenciam a visibilidade da carreira no Serviço Nacional de Saúde, como uma campanha direcionada ao exercício da profissão neste contexto, a outras que potenciam noutros contextos, áreas e setores de atuação, como é o caso da defesa das figuras do nutricionista escolar, do nutricionista municipal, do nutricionista no setor social e solidário que nos propomos a defender e a promover com afinco”.

Bárbara Beleza e a sua equipa vão promover nova sessão de apresentação pública da candidatura, desta vez em Lisboa, no próximo dia 6 de setembro, pelas 18h00.

Envie este conteúdo a outra pessoa