APN promove campanha sobre os benefícios do iogurte 1249

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) promove uma nova campanha denominada por “Que iogurte és tu?”.

Esta pretende dar a conhecer os diferentes tipos de iogurte e leites fermentados e seus benefícios na nossa alimentação diária.

“Sentimos que a população não tem uma perceção clara destes benefícios, o que nos leva a esta campanha, que pretende dar a conhecer as vantagens deste alimento e a reforçar a relação de todos nós com ele”, indica Célia Craveiro, Presidente da Direção da APN.

A campanha convida os portugueses a descobrirem que tipo de iogurte ou leite fermentado são tendo em conta o seu perfil e necessidades pessoais. Para isso, basta responder às 10 questões do quizz no portal da campanha.

“Sendo um lacticínio, o iogurte destaca-se pelo seu conteúdo rico em cálcio, sendo igualmente uma boa fonte de potássio, fósforo, magnésio e zinco. Além de ser uma boa fonte de cálcio, facilita a absorção deste micronutriente pelo organismo, ajudando na mineralização e formação ósseas, sendo de extrema importância durante a gravidez, lactação, infância e na menopausa de forma a garantir um adequado desenvolvimento de ossos e dentes e prevenir doenças como a osteoporose” explica Célia Craveiro.

Dados do último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), referem que um português consome em média 61g de iogurte e leites fermentados por dia. O grupo etário que mais consome estes alimentos é o das crianças, com um consumo de 87g/dia e o que menos consome são os idosos, com um consumo de 38g/dia.