VIIAFOOD. SONAE avança com investimento de 110 milhões no setor agroalimentar 983

Trata-se do maior investimento no setor agroalimentar português, segundo os intervenientes: a Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação comercial para o AgroAlimentar (VIIAFOOD), liderada pela divisão de retalho alimentar da Sonae MC e coordenada pela PortugalFoods, representa 110 milhões de euros.

A iniciativa recebeu luz verde por parte das “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento de 50%. A outra metade é assegurada por um consórcio com 50 entidades. O objetivo passa por desenvolver mais de 130 novos produtos, serviços e processos até 2025, seguindo as tendências nacionais e internacionais de alimentação saudável e sustentabilidade.

Em comunicado, citado pelo Hipersuper, José Fortunato, administrador da MC, explica que a iniciativa pretende capacitar as empresas para intervir nos mercados externos de “forma competente e com argumentos de peso”. Já Amândio Santos, presidente do Conselhos de Administração da PortugalFoods, reitera que, “com um forte investimento das empresas, preconizando um setor mais competitivo, mais digitalizado e mais sustentável, esta iniciativa contribuirá para acelerar a recuperação e o aumento da resiliência da indústria nacional”.

Para Amândio Santos, “o Pacto de Inovação VIIAFOOD é, sem dúvida, o maior movimento do setor agroalimentar português”. O projeto conta com 29 empresas de diferentes áreas de atividade do setor alimentar e 20 entidades do Sistema Científico Nacional, associações do setor e laboratórios colaborativos com com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa