SPG lança campanha sobre o impacto dos antibióticos na microbiota intestinal 232

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) associa-se à Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antibióticos, promovida pela Organização Mundial de Saúde, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sobre o impacto dos antibióticos na microbiota intestinal.

Esta campanha tem como objetivo alertar a população para o uso responsável dos antibióticos, que só devem ser tomados por prescrição médica e de preferência seguido da toma de probióticos, ajudando a evitar o desequilíbrio da microbiota intestinal.

Esta iniciativa vai decorrer durante os meses de outono e inverno, época do ano em que os antibióticos são mais frequentemente prescritos.

Os antibióticos eliminam as bactérias responsáveis pelas infeções, mas também as outras que habitam o nosso organismo, desequilibrando a microbiota intestinal e podendo promover o aparecimento de várias doenças.

No caso do intestino, a eliminação das bactérias “boas” pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) e pode levar ao desenvolvimento de outras doenças alérgicas e do Aparelho Digestivo.

Envie este conteúdo a outra pessoa