Simpósio “CIOI – Obesidade Infantil” 0 276

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) promove, no próximo dia 10 de julho, o Simpósio “CIOI – Obesidade Infantil”. Este vai ter lugar no seu auditório do INSA, em Lisboa, e tem como principal objetivo dar continuidade à temática debatida na Conferência Internacional de Obesidade Infantil, efetuada em 2017 (CIOI 2017).

O Simpósio “CIOI – Obesidade Infantil” vai contar com a Conferência Inaugural “Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI)/ WHO Europe – Inspiring a Global Surveillance System”, por João Breda, coordenador do Departamento Europeu de Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis da OMS. Serão também apresentados os dados preliminares do estudo COSI Portugal 2019, e um debate sobre “10 anos de perfil epidemiológico infantil e de saúde pública”, inserido no âmbito das comemorações dos 120 anos do Instituto Ricardo Jorge.

O COSI visa criar uma rede sistemática de recolha, análise, interpretação e divulgação de informação sobre o estado nutricional infantil de crianças dos 6 aos 8 anos, que se traduz num sistema de vigilância que produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos. Portugal participa nesta iniciativa da OMS/Europa desde o seu início em 2007.

Em Portugal, o COSI é coordenado pelo INSA, através do DAN e em articulação com a Direção-Geral da Saúde. Conta ainda com a colaboração de todas as Administrações Regionais de Saúde e ainda com as Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira. O estudo é realizado por cerca de 200 profissionais de saúde.

Envie este conteúdo a outra pessoa