Projeto Fruta Feia vai evitar o desperdício de frutas e legumes no Porto 708

22 de Dezembro de 2015

O projeto Fruta Feia, que pretende evitar o desperdício de frutas e legumes, chega ao Porto, em 2016, onde procura instalar dois pontos de entrega.

Atualmente existem três pontos de entrega no distrito de Lisboa, dois na capital e outro na Parede, em Cascais, que servem 800 consumidores e têm 50 agricultores associados, sobretudo da zona Oeste.

Isabel Soares, uma das mentoras da Cooperativa Fruta Feia, explicou à “Lusa” que o balanço destes dois anos de atividade é «superpositivo e que supera largamente as expectativas».

«Evitámos quatro toneladas de desperdício por semana e, para a próxima, vamos chegar às 200 toneladas de desperdício evitado desde a data do arranque — em novembro de 2013 – são números muito altos, que não esperávamos», confessou, ao “Observador”.

A cooperativa Fruta Feia foi criada por quatro amigos, com o intuito de se aproveitar fruta e vegetais que os supermercados desperdiçam, por considerarem que não têm o aspeto ideal que os consumidores procuram.

Em maio do próximo ano, serão instalados dois pontos de entrega no Porto, para ajudar os agricultores da região norte a escoar os seus produtos, difíceis de comercializar devido ao seu aspeto.

«A ideia de ir para o Porto é ajudar os agricultores da região. Neste momento, com os três pontos de entrega em Lisboa, só conseguimos ajudar os agricultores da região Oeste», frisou, Isabel Soares, adiantando que já começaram a ser reativados os contactos com os agricultores que demonstraram interesse quando a iniciativa arrancou, ainda em Lisboa.

Envie este conteúdo a outra pessoa