PNPAS lança vídeo com resumo das iniciativas realizadas em 2020 539

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicou no portal Nutrimento, um vídeo com o resumo de todas as iniciativas levadas a cabo durante 2020.

Num ano marcado pela pandemia, o PNPAS desenvolveu e publicou variadas orientações no contexto da intervenção alimentar e nutricional na covid-19.

“Desde orientações para uma alimentação saudável no contexto das medidas de prevenção da propagação da covid-19, passando por orientações para a otimização do estado nutricional dos grupos de risco para a covid-19, até orientações para a terapia nutricional de doentes com Covid-19”, indica o portal.

Para além disso, “conseguiu-se ainda dar cumprimento a uma das grandes prioridades do PNPAS para o ano de 2020 – monitorizar e avaliar o grau de implementação e os resultados das diferentes medidas implementadas para melhorar a alimentação dos portugueses”.

Durante 2020, o PNPAS avaliou “os resultados produzidos pelo imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas e adicionadas de edulcorantes, monitorizar a publicidade alimentar dirigida a crianças, avaliar o impacto da campanha para a promoção da alimentação saudável “Comer melhor, uma receita para a vida” e ainda avaliar o grau de implementação da identificação sistemática do risco nutricional nas unidades hospitalares do SNS”.

O PNPAS durante 2020 publicou 3 Relatório Técnicos, 1 Orientação Técnica (DQS), 11 Infografias/Pósteres no contexto da covid-19, 4 Artigos Científicos, 8 Manuais Técnicos/Documentos Orientadores no contexto da covid-19, 6 Estudos de Avaliação da Situação Epidemiológica e do Impacto das Medidas Implementadas e 10 Vídeos.

Para assinalar todas as iniciativas realizadas, o PNPAS realizou um vídeo, que pode assistir aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa