Pedro Queiroz defende revogação das restrições ao marketing alimentar e dos impostos especiais ao consumo 908

O diretor-geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e docente da Licenciatura em Ciências da Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Pedro Queiroz, defende a revogação das restrições ao marketing alimentar e dos impostos especiais ao consumo.

No seu espaço de opinião regular publicado na revista VIVER SAUDÁVEL, Pedro Queiroz afirma esperar que o novo Governo “tenha a consciência dos vários erros do passado, contra os quais muitas vezes se manifestou no Parlamento”, e acabe com aquilo que considera ser um “experimentalismo académico”.

Para tal, continua, é necessário revogar “medidas que até à data não conseguiram reunir qualquer evidência da sua eficácia em saúde pública”, tais como impostos especiais ao consumo e restrições ao marketing alimentar. No caso das últimas, critica um diploma “que fará corar qualquer pessoa com o mínimo de inteligência”.

Para o responsável, as políticas públicas adotadas focam-se na proibição e não da educação alimentar. Aponta que as iniciativas adotadas “se revestem de pura ignorância sobre os melhores mecanismos para moldar as escolhas alimentares , tendo como pior exemplo as restrições impostas em meio escolar, com uma lista de produtos que assenta apenas em preconceitos”.

O diretor-geral da FIPA lembra a importância de se considerar que “qualquer recomendação para regimes alimentares saudáveis e sustentáveis deve ter em conta os contextos histórico, social, cultural e económico, bem como as verdadeiras expectativas e preferências dos consumidores, incluído o poder de compra, a acessibilidade e a conveniência”.

“Alerta à navegação” é um dos artigos de opinião da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de maio e junho, a ser disponibilizada brevemente. Assine a revista dos nutricionistas e leia o texto completo, onde o responsável elenca as prioridades após eleições Legislativas e à porta das Europeias.

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