Orientações nutricionais e alimentares para os peregrinos 0 158

Uma nutrição adequada a cada fase da vida e adaptada às necessidades específicas de cada indivíduo é fundamental na otimização do seu desempenho físico e intelectual, e na manutenção de bons níveis de saúde e bem-estar, sendo de particular importância quando a prática desportiva faz parte do dia a dia.

A alimentação e o exercício físico contribuem, sem dúvida, para o equilíbrio do organismo, mas devem ser coordenadas, de modo a que a atividade física não constitua um risco para o praticante. No caso das caminhadas, o elevado esforço físico e o consequente consumo de energia exigem uma planificação cuidada e atempada da alimentação do caminhante.

O objetivo deste artigo é então criar Orientações Nutricionais e Alimentares para os Peregrinos, colocando-se como questão de investigação: Qual a alimentação mais adequada para um bom desempenho dos Peregrinos em caminhadas?
Esta investigação terá por base uma metodologia que assenta na recolha e análise bibliográfica e documental, tratando-se de uma revisão específica da literatura sobre a temática, com a integração de conceitos nutricionais e alimentares aplicados para Peregrinos, incluindo-se aspetos históricos, socioeconómicos, culturais e demográficos sobre os hábitos de alimentação e a sua influência no bem-estar.

A presente pesquisa poderá ser um contributo para a dieta dos Peregrinos durante os seus percursos, pelo que não existe nada neste âmbito em Portugal.

A dieta que elaboramos foi descrita antes do percurso, durante e após o mesmo, e teve em conta a densidade calórica e o valor nutricional, a reposição de todos os micronutrientes e macronutrientes gastos, bem como as necessidades hídricas dos Peregrinos. Destaca-se, deste modo, a importância do presente estudo, pela pouco informação disponível em Portugal e pela relevância de informações científicas válidas, que permitam assegurar a saúde e bem-estar destes indivíduos.

 

Leia o estudo na íntegra aqui.

 

Roquette, A.(1) e Fonseca, F.(2)

(1) G.O.Clinic- Lisboa- agataroquette@gmail.com
(2) G.O.Clinic- Lisboa- fedorasalgueiro@gmail.com

 

Envie este conteúdo a outra pessoa