
A PortugalFoods organiza a participação nacional na SIAL Paris 2026, que decorre de 17 a 21 de outubro, no Paris Nord Villepinte, em França. A edição deste ano reúne 61 empresas portuguesas num espaço conjunto com cerca de 1000 m², distribuído por diferentes áreas de exposição, reforçando a presença do setor agroalimentar português numa das principais feiras internacionais da indústria alimentar e das bebidas.
Desde a primeira participação da PortugalFoods na SIAL Paris, em 2012, a representação nacional registou uma evolução expressiva. Na altura, o espaço conjunto ocupava 234 m² e contava com a participação de 19 empresas. Em 2026, a área de exposição é cerca de quatro vezes superior e o número de participantes ultrapassa o triplo do registado na primeira participação,reforçando a projeção internacional do setor agroalimentar português.
A participação nacional abrange diferentes categorias do setor agroalimentar, distribuindo-se por vários espaços, com espaços nos pavilhões 2 (Savoury/Grocery), 5A (Frozen), 5C (Beverages e Hot Beverages) e 7 (Dairy).
A participação na SIAL Paris “reforça a presença do setor agroalimentar português num evento de referência, promovendo a diversidade e a qualidade da oferta nacional”, garante a entidade em comunicado. Ao reunir profissionais de diferentes mercados, “o evento proporciona um contexto favorável à criação de contactos comerciais, à identificação de novas oportunidades de negócio e ao acompanhamento das principais tendências da indústria alimentar e das bebidas“.
Alimentação, saúde e agricultura unem Portugal e China até 2030
Segundo dados da AICEP Portugal Global, as exportações da fileira agroalimentar portuguesa ascenderam a 10 mil milhões de euros em 2025, representando cerca de 13% do total das exportações nacionais de bens. No mesmo ano, Portugal exportou produtos agroalimentares para 193 mercados, demonstrando a expressão internacional do setor e a sua importância para a economia portuguesa. A participação na SIAL Paris enquadra-se neste esforço de promoção internacional, contribuindo para dar visibilidade à oferta agroalimentar nacional e reforçar a sua competitividade nos mercados externos.
Promoção internacional do setor agroalimentar português
A participação na SIAL Paris enquadra-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2025/2027. O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2030, Algarve 2030, Lisboa 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Esta ação integra a estratégia da PortugalFoods de promoção internacional do setor agroalimentar português, contribuindo para reforçar a visibilidade da oferta nacional, criar oportunidades nos mercados externos e fortalecer a competitividade do setor.
Inovação portuguesa em destaque no ECOTROPHELIA Europe
A inovação portuguesa estará também representada na SIAL Paris através do ECOTROPHELIA Europe, competição que desafia estudantes do ensino superior a desenvolver novos conceitos de produtos alimentares.
O GUBICO, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA) apresenta um preparado fermentado à base de grão-de-bico biológico e maçã de Alcobaça, concebido como alternativa ao iogurte. A proposta combina ingredientes de origem vegetal e ilustra o potencial do conhecimento científico no desenvolvimento de novas soluções para a indústria alimentar.
A presença nesta competição europeia dá visibilidade ao trabalho desenvolvido no ensino superior e reforça a ligação entre a investigação científica e o setor agroalimentar, promovendo a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de produtos inovadores.





