ON apoia refeições vegetarianas mas defende intervenção dos nutricionistas 0 68

06 de janeiro de 2017

A Ordem dos Nutricionistas apoia o consumo de refeições vegetarianas mas lembra que estas nem sempre são sinónimo de uma alimentação saudável.

«Uma dieta vegetariana, se mal planeada, pode ser tão prejudicial como uma dieta não vegetariana desequilibrada», realçou a entidade, em comunicado, ontem, o dia em que a Assembleia da República discutiu uma petição coletiva sobre a inclusão de opções vegetarianas nas escolas, universidades e hospitais portugueses.

«A Ordem dos Nutricionistas considera a inclusão de opções vegetarianas nas cantinas públicas, em particular de estabelecimentos de ensino, deverá ser considerada assegurando o adequado aporte nutricional destas refeições, pelo que deverão as ementas ser sempre elaboradas e supervisionadas por nutricionistas, visto serem estes os profissionais de saúde com as competências técnicas e científicas nas matérias relacionadas com a alimentação e nutrição», acrescenta o comunicado.

No entender da Ordem dos Nutricionistas esta é uma boa oportunidade para a Assembleia da República assegurar o cumprimento obrigatório dos referenciais da Direção-Geral de Educação relativos a cantinas e bufetes escolares.

Envie este conteúdo a outra pessoa