O ovo aumenta os níveis de colesterol no sangue? Pode-se ingerir ovos todos os dias? 0 179

Os ovos são um alimento nutritivo, associado a uma elevada percentagem de proteínas e de outros nutrientes, como carotenóides, vitaminas A, D, B1, B2, B12, selénio e colina, elementos muito benéficos para a saúde dos indivíduos. No entanto, as gemas têm elevada quantidade de colesterol, o que origina diversos receios quanto à segurança no consumo de ovo.

Com esta pesquisa, pretende-se reunir alguns estudos no sentido de clarificar a relação entre o consumo do ovo, os níveis de colesterol, de triglicerídeos e de lipoproteínas de alta densidade no sangue, e os riscos associados a doenças cardiovasculares e à diabetes, entre outros problemas.

As pesquisas que focam este tema bem como as orientações das diversas entidades de saúde não são inteiramente concordantes, particularmente quando se incluem populações “não saudáveis”.

O que nos parece relevante reter é que se deve, como em qualquer nutriente, manter um consumo regular e moderado, e que uma abordagem centrada na ingestão dietética de uma pessoa em oposição a alimentos ou nutrientes específicos deve ser o centro das diretrizes de nutrição da população.

Leia o estudo na íntegra aqui.

Roquette, A.(1) e Fonseca, F.(2)
(1) G.O.Clinic- Lisboa- agataroquette@gmail.com
(2) G.O.Clinic- Lisboa- fedorasalgueiro@gmail.com

Envie este conteúdo a outra pessoa