Nova estrela da indústria alimentar “sem carne” chega a Portugal 1162

A Meatless Farm, que quer reduzir o consumo mundial de carne, com propostas nutricionalmente ricas, sustentáveis e acessíveis à base de plantas, chega a Portugal.

Morten Toft Bech, um empreendedor dinamarquês, quis desenvolver um substituto de carne animal, usando ervilhas, arroz e outras proteínas vegetais, cuja textura e sabor fossem verdadeiramente convincentes, contribuindo para uma solução ambientalmente sustentável.

O projeto começou com o picado (similar em aspeto à “carne picada”), alargando-se aos hambúrgueres, nuggets, salsichas, almôndegas ou mesmo bifes panados.

Na verdade, Morten não é anti-carne ou pró-vegan. Tem como objetivo reduzir o consumo mundial de carne em 50 por cento, sendo que os produtos usam 90 por cento menos terra e 70 a 80 por cento menos água, contribuindo, assim, para a biodiversidade.

No mercado nacional, a marca pretende uma rápida expansão através da grande distribuição, apostando nos valores da sustentabilidade e equilíbrio do meio ambiente.

Para Morten Toft Bech, “este é um caminho irreversível, porque o mundo não pode continuar a insistir em hábitos de consumo que o destroem”. E acrescenta: “Não precisamos de ser fundamentalistas para inverter o nosso caminho. Precisamos de dar os passos certos e responsáveis na forma como consumimos e produzimos aquilo que comemos. O trajeto da Meatless Farm é o início de uma caminhada e de uma mudança de comportamento que queremos fazer também em conjunto com os consumidores portugueses. Sabemos que a gastronomia é rica e acreditamos que pode ser conciliada com produtos ambientalmente responsáveis. Queremos fazer parte deste ponto de viragem em Portugal”.

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