INE disponibilizou Balança Alimentar Portuguesa 921

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora este sábado, o Instituto Nacional de Estatística (INE), disponibilizou a Balança Alimentar Portuguesa (BAP), para um período de 5 anos (2016-2020).

Esta publicação é um instrumento analítico que mede o consumo alimentar do ponto de vista da oferta dos alimentos. É expresso em disponibilidades edíveis diárias por habitante, traduzidas em calorias, proteínas, hidratos de carbono, gorduras e álcool.

Durante este período, 2016-2020, constatou-se uma oferta alimentar excessiva e desequilibrada. Este período foi marcado na sua parte final pela pandemia covid-19, com as disponibilidades para consumo da maioria dos grupos alimentares abordados na Balança Alimentar Portuguesa a apresentarem variações negativas em 2020, quando a evolução dessas disponibilidades desde 2016 até ao início da pandemia era positiva e acima das verificadas em 2012-2015.

O aporte calórico médio diário por habitante permaneceu elevado, 4 075 kcal, o que representa duas vezes o valor recomendado para um adulto com um peso médio saudável.

Pode consultar o BAP aqui.

No portal do INE, pode ainda consultar indicadores estatísticos sobre a BAP, entre 1990 e 2020, na seção de Base de Dados.

Envie este conteúdo a outra pessoa