Estudo: corpo recupera 28% das calorias gastas durante o treino 1527

Para cada 100 calorias que queimamos durante o exercício físico, o nosso corpo queima 72, e ganhamos automaticamente pelo menos, 28 delas.

Este é o resultado de um estudo, denominado por “Energy compensation and adiposity in humans“, publicado na revista científica Current Biology.

Os cientistas começaram a ver o que acontece com o metabolismo quando nos movemos.

Recolheram dados de 1.754 adultos, e usando modelos estatísticos, calcularam se as calorias queimadas durante a atividade aumentaram o gasto energético diário das pessoas conforme o esperado, isto é, se as pessoas queimam proporcionalmente mais calorias diárias totais quando se movem mais.

O estudo não analisou a ingestão alimentar das pessoas, concentrou-se apenas no gasto de energia e em como os nossos corpos parecem ser capazes de compensar algumas das calorias queimadas durante o exercício, reduzindo a atividade biológica noutras partes do corpo.

Ao analisarem a informação, os cientistas descobriram que não, as pessoas não queimam mais calorias diárias totais quando se movem mais. Na verdade, a maioria das pessoas parecia estar a queimar apenas 72% das calorias adicionais.

Os investigadores também descobriram que os níveis de compensação de energia aumentaram nas pessoas com níveis relativamente altos de gordura corporal. Eles compensavam 50% ou mais das calorias que queimavam sendo ativos.

Os resultados mostram ainda que carregar quilos extras aumenta a compensação de calorias, tornando a perda de peso através do exercício ainda mais evasiva.

O estudo sugere também que a compensação de calorias varia de pessoa para pessoa, e que aprender como o metabolismo responde aos treinos pode ser a chave para otimizar os exercícios para controlar o peso.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa