Dietas ricas em glúten praticadas por grávidas podem aumentar o risco de diabetes tipo 1 nos bebés 0 92

 

 

 

24 de setembro de 2018

As crianças cujas mães têm uma dieta rica em glúten durante a gravidez têm o dobro do risco de vir a ter diabetes tipo 1 relativamente às grávidas com consumos mais moderados, avança uma investigação publicada na revista médica “British Medical Journal” conduzida por uma equipa de cientistas internacionais.

O resultado analisou os dados de mais de 60 mil mulheres grávidas entre 1996 e 2002, da Dinamarca e os investigadores acreditam que o aumento do risco desta doença nos bebés é proporcional ao consumo de glúten por parte das mães.

A investigação baseou-se num questionário relativo à alimentação das grávidas no momento da sua 25ª semana de gestação. As participantes foram acompanhadas até 2016 com o objetivo de se perceber se houve desenvolvimento de diabetes ou não nas crianças nascidas.

O questionário analisou o consumo de glúten a partir de alimentos comuns como o pão e percebeu-se que a ingestão de glúten variou entre 7 e 20 gramas, fazendo uma média de 13 gramas.

Depois de um acompanhamento de 15 anos e meio, em média, destas crianças, observou-se que 247 delas desenvolveram diabetes tipo 1. Investigadores do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia concluíram que o risco de diabetes tipo 1 em crianças «aumentou proporcionalmente» à a ingestão de glúten por parte das mães.

Apesar de este resultado, citado na revista “Visão”, os especialistas dizem que não há provas de que foi realmente o glúten que provocou a doença e que, por isso, ainda é muito cedo para fazer alterações nas recomendações dietéticas das grávidas.

Envie este conteúdo a outra pessoa