Dia Mundial da Saúde Digestiva: Obesidade, a pandemia que ataca a Saúde Digestiva 427

Este sábado, dia 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva.

Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) alia-se às celebrações da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) e sob o mote “Obesidade: a pandemia que continua”, inicia uma campanha que alerta para o facto de a obesidade ser um risco no aparecimento e agravamento de várias doenças graves do aparelho digestivo.

O tema da obesidade foi o escolhido com o intuito de consciencializar para aquela que é considerada a pandemia do século XXI, mais letal, do que a covid-19.

“Se sofre de obesidade, estamos consigo nesta luta” é a mensagem da campanha que a SPG promove durante todo o mês de junho, Mês da Saúde Digestiva.

A SPG, em parceria com empresas que se associaram a esta causa da saúde pública, pretende com esta campanha informar sobre a Saúde Digestiva e a sua importância ao nível da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças do Aparelho Digestivo.

No que respeita à Saúde Digestiva, está provado o aumento dos cinco cancros do aparelho digestivo (cancro do esófago, estômago, pâncreas, fígado e cólon) nas pessoas com obesidade. Além de encurtar a esperança média de vida, a obesidade é um fator de risco para várias doenças do aparelho digestivo, como por exemplo o refluxo gastroesofágico, a obstipação, a doença do fígado (cirrose), entre muitas outras.

Envie este conteúdo a outra pessoa