Demência: Estudo identifica alimentos que combatem a doença 0 11

 

 

23 de novembro de 2018

Comer verduras e amoras, e beber sumo de laranja pode ajudar a combater a demência, conclui um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Escolhas dietéticas que incluem comer regularmente espinafres e ingerir sumo de laranja podem reduzir até em cerca de metade a perda de memória nos homens.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apurou que os voluntários que participaram naquela pesquisa e que comiam regularmente verduras assistiram a uma redução de 34% de probabilidade de desenvolvimento daquela patologia.

Os académicos concluíram ainda que beber sumo de laranja protege ainda contra a «deterioração das capacidades cognitivas», diminuindo o risco até cerca de 49%.

O estudo norte-americano teve como amostra uma população de 28 mil homens que foram observados durante um período de 20 anos.

«A nossa pesquisa revela que as escolhas dietéticas que fazemos são determinantes para a saúde do cérebro», disse a professora e líder do estudo Changzheng Yuan.

«Um dos fatores mais importantes deste estudo é que fomos capazes de monitorizar um grupo enorme de homens durante 20 anos».

Os participantes comeram regularmente quantidades variáveis de verduras, tais como espinafres, fruta como amoras e beberam sumo de laranja.

Os especialistas recomendam o consumo de seis porções diárias destes alimentos.

Envie este conteúdo a outra pessoa