Deco lança campanha contra embalagens a mais 890

Segundo a Deco Proteste, os portugueses compram mais de 1.050 toneladas de embalagens desnecessárias.

Tendo esta informação em conta, a organização de defesa do consumidor portuguesa lançou uma campanha contra a embalagem a mais nos produtos, denominada por #ExijoForaDaCaixa.

A empresa pesou “as embalagens desnecessárias de um cabaz com 13 produtos das principais categorias que compramos habitualmente, como conservas, molhos, frutas e legumes, chá, pasta de dentes, desodorizante, eletrónica e livros, entre outros. Se todas as famílias portuguesas comprarem um cabaz semelhante pelo menos uma vez, serão geradas 1050 toneladas de embalagens desnecessárias. Este lixo equivale ao peso de 175 elefantes, e 86% destas embalagens são papel/cartão”, indica no seu portal.

Por isso, decidiu levar esta reivindicação ao governo e trabalhar com as marcas para reduzir as embalagens desnecessárias.

“Não queremos embalagem a mais em produtos como frutas e legumes frescos, iogurtes sólidos, molhos em garrafa, livros, dispositivos eletrónicos, entre muitos outros”, defende a Deco.

Para isso, pede a todos os consumidores que quando forem às compras, e sempre que virem um exemplo de um produto com embalagem a mais, que a fotografe e partilhe a imagem na página da ação. Depois, será a Deco analisará “o produto e, se for um caso de sobre-embalagem, vamos incluí-lo na nossa lista e contactar a marca”.

“A redução de embalagens traz várias vantagens para diminuir o impacto ambiental: diminui-se a quantidade de recursos naturais utilizados, de peso transportado e de resíduos gerados, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e ecossistemas. A redução do volume associado a cada produto pode levar também a reduções ao nível dos transportes associados com as entregas e reduções de espaço necessário para armazenamento e exposição. Isso pode traduzir-se numa redução dos custos de um produto, o que poderá também levar à descida do preço de venda aos consumidores”, explica a Deco, no seu portal.

A organização de defesa do consumidor explica ainda alguns passos que vai seguir para reduzir as embalagens desnecessárias, tais como, trabalhar com as marcas para incluírem a informação obrigatória na embalagem primária do produto, ou em rótulos desdobráveis colados a ela; eliminar o embalamento de frutas frescas e vegetais frescos; eliminar a utilização de embalagens secundárias em produtos; banir embalagens que recorram ao uso de diferentes tipos de materiais; promover a reutilização de embalagens secundárias e terciárias ao nível de transporte e armazenamento; e otimizar os produtos em embalagens grupadas ou multipack, criando ligações mínimas entre cada embalagem individual de modo a reduzir a quantidade de plástico ou cartão; entre outras.

Para mais informações, consulte a campanha da Deco aqui.

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